O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo de democracia participada e participativa, que permite aos cidadãos exercerem o poder de decisão direta sobre a utilização de dinheiros públicos nas políticas públicas.
O Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Arroios (OP JFA) visa promover uma participação informada e responsável dos fregueses no processo governativo local, garantindo que a população participe ativamente nas decisões sobre os investimentos efetuados pela freguesia.
O objetivo é assegurar que as escolhas reflitam as verdadeiras necessidades e aspirações da comunidade.
Neste processo democrático, os cidadãos apresentam propostas de investimento e, posteriormente, escolhem, por meio de voto, os projetos a serem implementados nas diversas áreas de políticas públicas da Freguesia de Arroios.
Cada um dos 10 projetos selecionados receberá um valor de até 10 mil euros, a executar pela Junta de Freguesia de Arroios.
Podem participar todos os cidadãos maiores de 18 anos que residam, estudem, trabalhem ou tenham uma participação cívica na Freguesia de Arroios. As Associações sem fins lucrativos com sede na freguesia também podem participar, desde que apresentem uma cópia dos seus estatutos.
Apresentação de propostas
As propostas devem ser apresentadas através do preenchimento de um formulário específico, disponível para entrega nos polos de atendimento, online no site da Junta de Freguesia de Arroios, por email ou via postal.
Características das propostas
Exclusões
Os membros do Executivo da Freguesia de Arroios, os membros da Assembleia de Freguesia de Arroios, da Comissão de Acompanhamento, os funcionários e os prestadores de serviço da Junta de Freguesia de Arroios estão inibidos de apresentar propostas no âmbito do OP-JFA.
Após o término do prazo de apresentação de propostas, a Comissão de Acompanhamento OP-JFA fará a apreciação das propostas, selecionando as que atendem aos critérios definidos no Regulamento do OP JFA (Regulamento nº 132/2019).
Após essa apreciação, será elaborada a lista dos projetos a serem submetidos à votação. Propostas semelhantes poderão ser fundidas pela Junta de Freguesia.
Qualquer proponente pode reclamar da lista final de projetos a votação, preenchendo um formulário específico dentro dos prazos estabelecidos.
Cada cidadão pode votar em dois projetos distintos, identificando-se através do nome e número do Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação.
As opções de votação são:
Após a contagem dos votos, os projetos serão ordenados por ordem decrescente, até atingir o valor orçamentado para o ciclo 2025/26. Os proponentes dos projetos vencedores serão convocados por email para participar na reunião preparatória do processo de implementação.
Mercado de Arroios – Lj 7
Rua Ângela Pinto
1900-221 Lisboa
Rua do Saco 1A
1150-283 Lisboa