Objetivos do Projeto
O Projeto Educativo “De Todos Um!” tem como principais objetivos explorar a diversidade cultural presente na
Freguesia de Arroios, especificamente em cada AAAF e CAF das respetivas Escolas Básicas e Jardins de
Infância. Este projeto visa proporcionar às crianças o contacto com outras culturas, promovendo o
desenvolvimento da tolerância face à diferença, bem como reforçar a autoestima e a identidade individual.
Abordagem Multicultural
A multiculturalidade é o tema central deste projeto, o mesmo terá maior enfoque durante as interrupções letivas,
ocorrendo nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) para o Jardim de Infância, como na Componente
de Apoio à Família (CAF) para o 1º Ciclo do Ensino Básico. A temática abrange diversos valores como o respeito
pelo próximo e pelas regras de convivência, e integra várias áreas do conhecimento, incluindo a linguagem oral e
escrita, matemática, conhecimento do mundo, e expressões musical, dramática e plástica.
Desenvolvimento de Competências
Ao longo do ano letivo, as crianças serão convidadas a explorar o mundo através do seu imaginário, com o objetivo
de desenvolverem competências psicossociais como a criatividade, concentração, atenção, pensamento crítico e
relacionamento interpessoal. Pretende-se promover uma maior proximidade com a diversidade cultural, não só
em termos de diferentes culturas e hábitos, mas também das diversas competências e particularidades de cada
criança.
Envolvimento da Comunidade Escolar
É visível o grande desafio diário da comunidade escolar em garantir que todas as crianças sejam atendidas
adequadamente pelas suas instituições, adquirindo as bases essenciais para a sua futura inserção no contexto
social e para a aquisição de conhecimentos e aprendizagens. O projeto “De Todos Um!” baseia-se na ideia defornecer conhecimentos às crianças frequentadoras das AAAF e CAF sobre a diversidade cultural de forma lúdica
e didática, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.
Objetivos Gerais
Desenvolver e estimular a parceria entre as AAAF e CAF, articulando a Escola e a Família.
• Contribuir para o enriquecimento do plano pedagógico da Escola com atividades extracurriculares de
qualidade, apoiadas por técnicos qualificados.
• Proporcionar atividades formativas e ocupacionais que otimizem a gestão do tempo extraescolar das
crianças, promovendo atividades lúdicas.
Metas Específicas
• Estimular o interesse pelo conhecimento do mundo e pela diversidade humana.
• Proporcionar diversas perspetivas do mundo, promovendo atividades e jogos que incentivem o respeito
e valorização das diferenças culturais.
• Abordar outras línguas e artes como meio de apreciação de diferentes culturas.
• Promover o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e a interação entre pais e escola.
• Fomentar a autonomia, responsabilidade e trabalho em equipa.
• Sensibilizar para a educação ambiental e para a saúde, e promover o respeito pelas tradições culturais
e históricas de forma lúdica.
Envolvimento das Famílias
O envolvimento das famílias nos projetos educativos é fundamental para o sucesso das crianças. A participação
ativa das famílias cria uma parceria entre a escola e a família, beneficiando o desenvolvimento das crianças e
consolidando o processo educativo conduzido pelas escolas. Este projeto de multiculturalidade promove a
participação dos pais, contribuindo para melhores resultados educativos.
Plano Anual de Atividades
O Plano Anual de Atividades (PAA) é considerado um instrumento de organização e de gestão da Componente
de Apoio à Família, que contextualiza no tempo as diversas e diferentes atividades a desenvolver ao logo de cada
ano letivo, no período letivo e no período das interrupções letivas, férias de Natal, férias da Páscoa e férias de
Verão.
Este Plano Anual de Atividades é articulado com os Agrupamento de Escolas Luís de Camões e Agrupamento de
Escolas Nuno Gonçalves, mais propriamente com as escolas EB1- O Leão de Arroios, EB1- Sampaio Garrido e
Jardim de Infância, EB-Nº1 de Lisboa, Jardim de Infância da Pena e com o seu respetivo coordenador pedagógico.
Com isso pretendem concretizar alguns objetivos pedagógicos, organizativos e funcionais do mesmo.
Este instrumento é flexível no que diz respeito à sua realização e à sua atualização, pois pode ser sempre alterado
quando a equipa achar pertinente, isto com o objetivo de enriquecer a qualidade de todo o trabalho programado
no início de cada ano letivo.
Assim, o Plano Anual de Atividades (PAA) tem como objetivos os seguintes pontos:
• Proporcionar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais da criança ao nível do ser e do
saber – saber ser, saber estar e saber fazer;
• Promover um desenvolvimento de conhecimento mais abrangente ao nível dos diferentes domínios do
saber, científico, artístico, cognitivo, conhecimento do mundo e físico-motor;
• Proporcionar o desenvolvimento da formação pessoal e social da criança numa inter-relação entre as
Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e a Componente de Apoio à Família (CAF) juntamente
com a Família;
• Proporcionar a todas as crianças das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e da
Componente de Apoio à Família (CAF), múltiplas experiências ao nível das expressões e com isso
abrangendo os domínios da expressão oral, escrita, musical, plástica, dramática e movimento;
O Plano Anual de Atividades visa promover o envolvimento dos Educadores, Professores, Animadores, Monitores,
Encarregados de Educação e da comunidade evolvente sempre que seja possível e pertinente.
Assim, o PAA poderá ser organizado de duas maneiras, primeiramente com a criação de um projeto que se
realizará ao longo de todo o ano letivo e a criação de planificações de atividades lúdicas e didáticas significativas
fora do projeto.
Em suma, o projeto deverá incluir atividades lúdicas e pedagógicas sobre temas relacionados como a expressão
plástica, expressão musical e artística, expressão motora, conhecimento do mundo e outras mais.
Nos dias de hoje podemos encontrar cada vez mais alterações na nossa sociedade pois apresentam
características competitivas e mais exigentes e com isso surge repercussões na evolução familiar como também
na evolução ao nível social. Por consequência as crianças atualmente permanecem mais tempo nos
estabelecimentos de ensino.
Relativamente às orientações do Jardim de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico têm-se vindo a procurar
estratégias de articulação com os estabelecimentos de ensino e com a organização de respostas sociais nos
domínios das Atividades de Animação e Apoio à Família na Educação pré-escolar (AAAF)e da Componente de
Apoio à Família (CAF).
A Lei nº 5/97, de 10 de fevereiro, Lei-quadro da Educação Pré-Escolar, no seu ponto 1, do artigo 12 determina
que: “Os estabelecimentos de educação pré-escolar devem adotar um horário adequado para o desenvolvimento
das atividades pedagógicas, no qual se prevejam períodos específicos para atividades educativas, de animação
e de apoio às famílias, tendo em conta as necessidades destas”.
Com isso, toda a criança em contexto escolar será acompanhada no período de acolhimento da manhã, almoços
e após as atividades curriculares, bem como nas interrupções letivas e com isso dá-se apoio a todas as famíliase garantindo a promoção de atividades lúdico-pedagógicas durante o tempo que os pais necessitem efetivamente
de ter as crianças nos estabelecimentos de ensino.
Assim sendo, estes contextos deverão ser vistos como lugares de descoberta e de ampliação das experiências
individuais, culturais, sociais e educativas.
Mercado de Arroios – Lj 7
Rua Ângela Pinto
1900-221 Lisboa
Rua do Saco 1A
1150-283 Lisboa