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08 Nov 2025

🛣️ Segurança rodoviária na Freguesia de Arroios

Segurança rodoviária em toda a extensão do território de Arroios

A Junta de Freguesia de Arroios reforça o seu compromisso com a segurança rodoviária, implementando, em todo o território da freguesia, um conjunto de medidas projetadas para proteger todos os cidadãos, com especial atenção a peões, crianças e comunidade escolar.

MedidaEvidência de eficácia
Passadeiras elevadas / Almofadas de BerlimRedução de velocidades entre 15 – 80 %, diminuição de acidentes em ~30 %, estudos controlados e práticos.
Olhos de gato (reflectores)Redução de velocidade e diminuição de acidentes noturnos (até 22 %), dependendo do contexto.
Balizas escolares (formato lápis)Efeito positivo na atenção dos condutores (evidência qualitativa), com debate sobre eficácia a longo prazo.
Estratégia integradaCombinação de medidas reduz acidentes e velocidades; eficácia maior em zonas residenciais (~25 %).

Medidas implementadas e o seu impacto

1. Passadeiras visíveis — parar salva vidas

A visibilidade das passadeiras aumenta a perceção dos condutores e reduz o risco de atropelamentos. Dados da PSP indicam que cerca de 40 % dos atropelamentos acontecem em passadeiras — um dado que sublinha a urgência em tornar estas zonas mais seguras (PSP, via RTP). Na Freguesia de Arroios, estas travessias contam com marcação reforçada, iluminação adequada e sinalização vertical visível.

2. Almofadas de Berlim — travar os apressados

As almofadas de Berlim são elementos físicos que obrigam à redução de velocidade, especialmente eficazes em áreas escolares e de grande circulação pedonal. Ao serem instaladas em pontos estratégicos, garantem que os condutores respeitam os limites de velocidade e aumentam a segurança na travessia.

Estudos com dados quantitativos indicam uma redução de cerca de 30% nos acidentes, e até 36% nas colisões com vítimas mortais, em áreas com superfícies elevadas. (nap.nationalacademies.org)

3. Olhos de gato — ninguém fica no escuro

A aplicação de dispositivos refletivos (“olhos de gato”) reforça a visibilidade das passadeiras e da sinalização horizontal durante a noite. Segundo um estudo da Prevenção Rodoviária Portuguesa, metade dos peões sente-se insegura ao atravessar à noite, em parte devido à má iluminação e sinalização deficiente (RR).

Esta medida contribui para que condutores e peões se vejam mutuamente com maior antecedência. Estudos mostram que marcadores refletivos podem reduzir até 22% dos acidentes noturnos, ao delinear claramente o eixo da estrada e afastar os veículos de colisões frontais. (nap.nationalacademies.org)

4. Balizas em forma de lápis — sinalizar as zonas escolares

Estas balizas, colocadas junto a escolas e jardins-de-infância, alertam de forma clara e visual para a presença de crianças e para a necessidade de condução prudente. O seu formato apelativo e cores vivas aumentam o impacto na atenção dos condutores.

Em Dublin, Irlanda, foram instaladas balizas em forma de lápis como parte de um programa municipal para criar zonas escolares mais seguras. A medida visa aumentar a visibilidade das entradas das escolas, reduzir a velocidade do tráfego e desencorajar paragens e estacionamentos perigosos junto aos portões, promovendo assim um ambiente mais seguro para os alunos (Marshalls).

Ver e ser visto: uma estratégia integrada

Combinar passadeiras visíveis, iluminação adequada, dispositivos refletivos e medidas de calmia de tráfego cria um ambiente rodoviário mais seguro.

  • Passadeiras visíveis com plataforma elevada (almofadas de Berlim) comprovam reduzirem velocidades de forma relevante e diminuírem a sinistralidade, sobretudo no contexto escolar ou pedonal;
  • Olhos de gato, contribuem para melhorar visibilidade noturna e reduzir acidentes em rodovias urbanas;
  • Balizas escolares desempenham um papel importante em alertar condutores, sobretudo junto a escolas, embora devamos acompanhar a sua aceitação e impacto a médio/longo prazo;
  • A adoção de uma abordagem sistémica e integrada — combinando sinalização, calmia de tráfego, dispositivos visuais e formação — potencia o efeito de cada medida isolada.

Esta abordagem integrada melhora a perceção visual, aumenta o respeito pelas regras e reduz significativamente o risco de acidentes.

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