Céu limpo
10ºC
20 Fev 2026

O trabalho da semana: interculturalidade, respostas sociais e articulação educativa

A semana ficou marcada por encontros e articulações em áreas centrais para a vida coletiva: coesão social, interculturalidade, educação e condições de trabalho no território. Momentos distintos que ajudam a construir respostas mais justas e próximas de quem vive e utiliza Arroios todos os dias.

No início da semana, as vogais Laura Diogo e Elsa Childs reuniram com a associação SOS Racismo para discutir a crescente preocupação com o agravamento do discurso de ódio. O encontro permitiu refletir sobre estratégias ao nível das políticas locais e públicas para prevenir e combater estas dinâmicas, reforçando a importância de uma freguesia que promove respeito, igualdade e convivência democrática.

A Junta de Freguesia de Arroios participou também no Conselho Municipal de Interculturalidade e Cidadania, através da vogal Laura Diogo. Nesta reunião foi apresentado o novo Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa (PMIML) 2024-2027, um instrumento estratégico para reforçar políticas de inclusão e garantir direitos a todas as pessoas que vivem na cidade.

Na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, o Presidente João Jaime Pires e a vogal Elsa Childs reuniram com a comunidade educativa para acompanhar necessidades e reforçar a colaboração entre a escola e a freguesia, reconhecendo a escola como espaço central de desenvolvimento comunitário.

Ainda nesse dia, houve um momento de proximidade com as equipas de Higiene Urbana no posto de limpeza do Largo do Mastro, com a presença do vogal Vítor Carvalho acompanhado de Paulo Cardoso, que permitindo ouvir quem assegura diariamente o cuidado do espaço público e partilhar preocupações e sugestões sobre o funcionamento do serviço.

No campo da intervenção social, a vogal Joana Mourisca em conjunto com Hugo Marques visitaram a UDIP Alameda, resposta da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no território. O encontro permitiu conhecer o trabalho desenvolvido, identificar formas de articulação e reforçar a necessidade de um diagnóstico social atualizado que responda às realidades atuais.

A semana terminou com uma reunião entre o Presidente João Jaime Pires, Hugo Marques e Joana Mourisca com a Presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Susana Cruz, e a vogal da Educação, Teresa Martins, dedicada aos desafios da delegação de competências na área da educação. Foram discutidas formas de organização e internalização de respostas como AECS, AAF, CAF e cantinas, procurando melhorar a qualidade e a eficiência destes serviços.

Estes momentos são apenas alguns dos destaques de uma semana de trabalho contínuo, desenvolvido em articulação com equipas técnicas, instituições e comunidade. Um trabalho que se faz com escuta, cooperação e presença, para construir respostas mais próximas e uma freguesia mais coesa.

Partilhar esta notícia