Aguaceiros fracos
11ºC
02 Fev 2026

O trabalho da semana: escuta social, parcerias e território

O trabalho desta semana passou por reforçar parcerias, acompanhar respostas públicas e escutar quem intervém todos os dias na freguesia. São alguns dos momentos que mostram o trabalho contínuo desenvolvido pela Junta de Freguesia de Arroios, em articulação com equipas técnicas, instituições e comunidade.

A semana começou com trabalho interno entre as áreas da ação social, educação, desporto e cultura. As vogais Laura Diogo, Joana Mourisca e Elsa Childs revisitaram o diagnóstico social da freguesia, analisando indicadores, realidades que ficaram fora de diagnósticos anteriores e definindo prioridades de trabalho para o próximo período.

No mesmo arranque de semana, Laura Diogo e Joana Mourisca, com Hugo Marques (Divisão de Intervenção Social), visitaram o espaço do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, no Intendente, conhecendo projetos com impacto direto no território, desde respostas de rastreio e saúde comunitária a intervenções dirigidas a pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

Na área da educação e proteção civil, o presidente João Jaime Pires reuniu com o vereador Rodrigo Mello Gonçalves para acompanhar projetos educativos previstos para a freguesia, bem como situações de risco no edificado, em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa.

O acompanhamento direto do território incluiu também a visita à Escola Sampaio Garrido, onde foram identificadas necessidades estruturais, e o encontro com o Clube Atlético de Arroios, reforçando a importância do associativismo na vida cultural e comunitária.

Na área cultural, o presidente reuniu com a direção do Goethe-Institut Portugal, com foco na articulação de programação cultural e na melhoria da partilha de iniciativas culturais com impacto na freguesia.

O trabalho interinstitucional manteve-se com a participação no Grupo de Prevenção e Segurança da Mouraria, juntando várias entidades com intervenção social e de segurança no território. Realizaram-se também as reuniões semanais abertas a quem pretende reunir com o presidente e a reunião pública ordinária do executivo.

Já na segunda metade da semana, o trabalho passou também pelo reforço de respostas sociais e comunitárias. O presidente João Jaime Pires e a vogal Elsa Childs reuniram com o projeto Sou Largo, nos Jardins do Bombarda, para explorar parcerias culturais e comunitárias.

Em paralelo, Joana Mourisca e Hugo Marques reuniram com a Opus Diversidades e visitaram o GASP, conhecendo respostas sociais dirigidas a pessoas LGBTQI+ em situação de maior vulnerabilidade.

Houve ainda visita ao projeto A Avó Veio Trabalhar, com as vogais Laura Diogo e Joana Mourisca, Hugo Marques (DIS) e Daniel Freitas, onde foi possível conhecer de perto o trabalho desenvolvido com pessoas idosas, centrado na valorização de competências, autonomia e reconhecimento social.

Na área da saúde e respostas sociais, houve acompanhamento dos preparativos para a reabertura do Posto Clínico, bem como visita ao espaço utilizado pelo Serve the City Portugal, incluindo avaliação das condições dos balneários públicos.

A semana terminou com visita à Casa do Brasil de Lisboa, reforçando o diálogo sobre os desafios enfrentados por pessoas migrantes e pelo movimento associativo.

Estes são apenas alguns dos destaques de uma semana de trabalho mais ampla. Um trabalho feito com presença no território, escuta ativa e construção de respostas com quem vive, trabalha e participa na vida da freguesia.

Partilhar esta notícia