Meio século após a revolução que transformou a nação, Arroios reviveu o espírito de Abril numa Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia que honrou a liberdade e a democracia.
A sessão abriu com uma visita guiada por Pacheco Pereira à exposição “10 dias que abalaram Portugal”, um mergulho na história que ainda pulsa no coração do Mercado de Culturas.
A Academia Sénior de Arroios trouxe poesia à celebração, com versos que ecoaram as lutas e sonhos de uma época marcante. A Presidente da Freguesia, Madalena Natividade, deu voz ao poderoso “Mulheres de Abril” de Maria Teresa Horta, lembrando o papel crucial das mulheres na jornada para a liberdade.
Representantes dos partidos políticos eleitos, incluindo Patrícia Leitão Mariano (PAN), Rui Miguel Candeias Cardoso (CHEGA), Luís Manuel Lima de Aguiar Santos (IL), Joana Filipa Mourisca e Pires Teixeira (BE), Luís Manuel Castela Costa Mendes Correia (PSD), Anna Nemcova de Almeida (PCP) e Luís Francisco Sousa (CDS), partilharam as suas visões e compromissos, enriquecendo o diálogo democrático.
O Presidente da Assembleia de Freguesia, José Manuel Cal Gonçalves, encerrou as intervenções com palavras que refletiram a importância contínua da data.
A sessão culminou com música, onde os Alunos da Academia Sénior de Arroios cantaram, celebrando a liberdade conquistada e a cultura vibrante que continua a marcar Arroios.