A semana em Arroios ficou marcada por ações solidárias, melhorias no espaço público e um trabalho contínuo de articulação com entidades do território, reforçando respostas nas áreas social, educativa, ambiental e de mobilidade.
Durante o fim-de-semana, foram transportados donativos recolhidos por grupos de voluntariado de Lisboa para o distrito de Leiria, reforçando a resposta solidária junto de comunidades afetadas e demonstrando a importância da mobilização coletiva em momentos de necessidade.
Na segunda-feira, foi retirada a árvore que permanecia caída há quase um ano sobre a Escola Sampaio Garrido, após ter tombado durante a tempestade Martinho, em março de 2025. A intervenção foi realizada pelos serviços municipais, na sequência de uma reunião entre o Executivo da Junta de Freguesia de Arroios, presidido por João Jaime Pires, e a vereadora Joana Baptista, onde foi solicitada a sua remoção, garantindo melhores condições de segurança para as pessoas que frequentam e trabalham no espaço escolar.
Na terça-feira, o Carnaval de Arroios voltou a animar o território com música, cor e participação comunitária. O programa iniciou-se no Miradouro do Monte Agudo com a concentração da Palhinha Maluca, seguindo-se um cortejo até ao Largo do Intendente, onde atuações musicais e percussivas deram continuidade à celebração. O evento contou com o envolvimento do Executivo e das equipas da Intervenção Social e da Higiene Urbana, assegurando a organização e o acolhimento de todas as pessoas participantes.






Na quarta-feira, a vogal Elsa Childs reuniu com o Provedor dos Animais de Lisboa, na sede da Junta, permitindo dar a conhecer o trabalho desenvolvido na área do bem-estar animal na freguesia. O encontro possibilitou a apresentação de prioridades e desafios, bem como a partilha do trabalho da Provedoria e das formas de colaboração que podem reforçar a proteção e o bem-estar animal no território.

Na quinta-feira, todas as turmas do 1.º ciclo e do jardim de infância da Escola Número 1 participaram numa sessão de Cinema Insuflável, acompanhadas pelas vogais Elsa Childs e Laura Diogo. As crianças assistiram a curtas-metragens de animação provenientes de vários países, promovendo o contacto com diferentes culturas e linguagens artísticas. Foram ainda oferecidos convites para sessões infantis do Festival PLAY, no Cinema São Jorge, incentivando o acesso à cultura desde a infância.




Realizou-se também a reunião da Comissão Social de Freguesia, no Instituto Goethe, com a participação de mais de 30 entidades do território de Arroios. As vogais Joana Mourisca e Laura Diogo, em conjunto com as equipas da Intervenção Social nas áreas do desporto, cultura, educação, ação social e saúde, participaram no encontro, onde foi apresentado o novo executivo da Junta, refletiu-se sobre a atualização do diagnóstico social e calendarizou-se a atividade futura da Comissão.


Numa reunião com o Metropolitano de Lisboa, João Jaime Pires abordou várias questões relevantes para a freguesia, incluindo o alargamento de horários e a manutenção das entradas abertas ao fim-de-semana, a criação de um canal de comunicação sobre intervenções nas estações da freguesia, melhorias na acessibilidade e no funcionamento de elevadores e perspetivas para o futuro da Avenida Almirante Reis.
Numa visita ao serviço do GAT IN-Mouraria, as vogais Laura Diogo e Joana Mourisca, acompanhadas pela equipa da Intervenção Social, refletiram sobre a necessidade de reforçar respostas de redução de riscos e minimização de danos, bem como a importância de fortalecer respostas sociais no eixo Arroios – Santa Maria Maior.
Para finalizar a semana, numa reunião com a associação Verdejar, a vogal Elsa Childs discutiu possíveis sinergias no âmbito do Orçamento Participativo e o projeto em curso nos Jardins do Bombarda. Foram também abordadas estratégias para renaturalizar as ruas de Arroios através da plantação de árvores e plantas, bem como os contornos do regulamento de adoção de espaços verdes que está a ser desenvolvido pela Junta.
O trabalho desenvolvido ao longo da semana reflete o compromisso contínuo da Junta de Freguesia de Arroios com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem, trabalham e estudam no território, através de uma intervenção próxima, articulada e centrada nas necessidades da comunidade..