Joaquim Fernandes Campos, natural de Miranda do Corvo, viveu grande parte da sua vida na Rua de Macau, situada na antiga Freguesia dos Anjos, atual Freguesia de Arroios.
O “Mestre” (nome pelo qual ficou conhecido no mundo da arbitragem), foi uma figura marcante e incontornável do futebol português, tendo recebido, entre outros, várias distinções, pelo desempenho das suas funções:
– Medalha alusiva ao Mundial de 1958, oferecida pelo Rei Gustavo VI da Suécia;
– O Papa Paulo VI atribuiu-lhe medalha alusiva ao Campeonato da Europa, em 1968;
– Honrado com a insígnia especial da FIFA, em 1976;
– O Presidente da República General Ramalho Eanes outorgou-lhe, em 1985, a Ordem do Infante D. Henrique, grau Oficial;
– O Governo Português atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Desportivo, em 2003;
-A Câmara Municipal de Lisboa, em 2007, conferiu-lhe a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro.
Mas a sua vida, não ficou só marcada pela sua atividade desportiva. Pessoa bastante ativa, cooperou com várias entidades da Freguesia, entre as quais o Lisboa Ginásio Clube e a Associação Pró Infância Santo António de Lisboa (APISAL).
Igualmente, manteve uma estreita colaboração com os vários Executivos que passaram pela Freguesia dos Anjos, colaboração essa que manteve até ao final da sua vida com o Executivo de Arroios.
Devido aos mais de 20 anos de colaboração em prol da Freguesia, em 2009, foi atribuído ao Parque Desportivo do Pólo dos Anjos o seu nome: “Parque Desportivo Joaquim Fernandes Campos”.
Este complexo desportivo é composto pela Piscina de Arroios, pelo polidesportivo de Arroios, mesas de Xadrez e parque infantil, e está localizado na Rua Maria da Fonte, perto do Mercado do Forno do Tijolo.