Trovoada com chuva forte
14ºC
07 Dez 2022

Arroios inaugura Galeria Sede Anita Guerreiro

A Freguesia de Arroios inaugurou a “Galeria Sede Anita Guerreiro”.

Bebiana Guerreiro Rocha Cardinali, cresceu no nosso Largo e muitos a conheciam como a “Menina do Intendente”. Hoje, Anita Guerreiro dá nome e alma à nossa Galeria Sede.

Uma vida dedicada à cultura portuguesa, que marcou a história da nossa Freguesia.


É com todo o orgulho que a nossa Freguesia batiza esta galeria com o nome da Anita Guerreiro. Sendo nós a Freguesia mais multicultural, temos de começar pela nossa cultura, pelo nosso fado, e quem melhor que a Anita Guerreiro, um dos grandes ícones da nossa cultura.

Madalena Natividade

A Galeria localizada na sede da Freguesia de Arroios foi criada com o intuito de promover a cultura e todos os artistas que contribuem para o nosso desenvolvimento enquanto comunidade multicultural. É com esta homenagem a uma artista que deixa um enorme legado à Cultura Portuguesa, que reforçamos este propósito.

Inaugurámos a “Galeria Sede Anita Guerreiro” e a primeira de duas exposições, que vão estar a decorrer em Arroios até ao final do próximo mês. Uma exposição que nos traz à memória o seu percurso enquanto atriz, fadista e madrinha das marchas populares. 

Contámos com a presença do nosso Executivo neste dia de homenagem a Anita Guerreiro e à nossa cultura. Luísa Carvalho, Coordenadora da Marcha dos Mercados e o Coordenador do projeto Retratos Contados, Nélson Mateus, estiveram também presentes e deixaram o seu agradecimento à iniciativa da Freguesia.


“Temos uma Presidente de Freguesia que cumpre aquilo que promete. A Srª Presidente quando a conheceu disse logo: Eu quero que esta exposição aconteça em Arroios e que exista uma galeria com o nome Anita Guerreiro, portanto a Srª Presidente não só cumpre o que promete, como é uma mulher que valoriza os mais velhos e estas grandes personalidades.”

Nélson Mateus

A Exposição Retratos Contados de Anita Guerreiro, está disponível na Galeria Sede Anita Guerreiro até dia 06 de dezembro e estará também disponível no Mercado de Arroios de 19 de novembro a 29 de dezembro.

Para a Freguesia de Arroios, abraçar este projeto é abraçar a nossa cultura. 



Partilhar esta notícia